Tecnologias de informação e comunicação

As tecnologias de informação e comunicação (TICssão quaisquer tecnologias usadas para o suporte a colheita de informação, processamento, distribuição e uso. Ou, tecnologias de informação e comunicação é a infraestrutura e componentes que permitem a computação moderna.

 Abrange todas formas de tecnologias como computadores, websites, telefones fixos, celulares, redes, banda larga e vários dispositivos especializados, TVs, Robôs, etc... 

As TICs não é apenas a lista de seus componentes. Mas também engloba a função (ou aplicação) de todos os vários componentes e é daqui em que se pode ver o seu real potencial, as vantagens e perigos. As TICs são similares às Tecnologias de Informação (TI) diferindo-se pelo facto de estarem mais focados em tecnologias de comunicação. 

As TICs modernas tem criado uma espécie de vila global na qual pessoas podem comunicar uma das outras a nível mundial como se estivessem a falar com vizinhos. Com essas novas capacidades pessoas comunicam a tempo real com outras em outros países ou continentes usando tecnologias como mensagens instantâneas, voz em protocolo de internet (VoIP) e vídeo conferência. 

Impacto das TICs 

As TICs são usadas para transações e interações econômicas, sociais e interpessoais. As TICs mudaram drasticamente como as pessoas trabalham, comunicam, aprendem e vivem. Além disso, as TICs continuam a revolucionar todas as partes da experiência humana como os primeiros computadores, e agora os robôs realizam muitas das tarefas antes tratadas pelos humanos. 

A importância das TICs para o desenvolvimento econômico e o crescimento dos negócios tem sido tão monumental, dando crédito ao que muitos rotularam a Quarta Revolução Industrial. 

As TICs também sustentam grandes mudanças na sociedade, à medida que os indivíduos em massa passam das interações pessoais face-a-face para as pessoas no espaço digital. Essa nova era é frequentemente chamada de era digital. 

Apesar de todos os seus aspectos revolucionários, as capacidades de TICs não são distribuídas uniformemente. Em termos simples, os países mais ricos e os indivíduos mais ricos desfrutam de mais acesso e, portanto, têm maior capacidade de aproveitar as vantagens e oportunidades oferecidas pelas TICs. 

Na educação a distância as TICs possibilitaram a criação de ambientes virtuais de aprendizagem em que os alunos têm a possibilidade de se relacionar trocando informações e experiências. Os professores têm a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. 

Com as TICs profissionais geograficamente distantes trabalham em equipa e a tempo real e criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.