Internet

A internet é uma rede global de computadores interligados que utilizam uma série de regras de comunicação para trocarem informações entre si. 

Os computadores ligados a internet são diferentes, em hardware assim como em software, mas conseguem trocar informações pois usam o mesmo protocolo de comunicação (TCP/IP). 

TCP/IP - significa transmission control protocol/Internet protocol, é um conjunto de protocolos da internet que define como se processam as comunicações entre computadores de redes diferentes. Com TCP/IP, cada computador possui um endereço único que servirá para que outros computadores o localizem. Esse endereço, chamado de IP, é o ponto fundamental para conectar um dispositivo à internet. O IP também é utilizado em redes locais, como por exemplo quando você tem um roteador em casa: esse dispositivo tem um IP próprio com o qual ele se conecta à internet e o seu computador tem um outro IP com o qual ele se conecta ao roteador. 

Graças a internet pessoas de todo mundo podem trocar informações com muita facilidade, assim como as empresas e mais instituições. 

O nome internet tem origem inglesa, onde o termo “inter” significa internacional e o termo “net” significa rede, em outras palavras, internet significa rede internacional. 

Serviços que podem ser encontrados na internet 

Na internet podem ser encontrados serviços como: 

Correio eletrônico 

Com este serviço o utilizador da internet pode enviar mensagem para outro. Dependendo do tráfego a mensagem pode durar segundo assim como minutos, horas, dias, ... 

A maneira mais fácil de usar o correio eletrônico é registando-se em alguns serviços gratuitos como gmail.com, hotmail.com, ... 

Web 

Com este serviço aplicações espalhadas na internet podem interagir entre elas e trocar informações. Por exemplo www.mozabc.com interage com www.facebook.com e www.google.com para obter informações do utilizador durante o login. 

WWW 

Www (World Wide Web) também conhecido como w3 oferece um mecanismo de acesso aos documentos espalhados nos servidores pela internet. Esses documentos podem conter conteúdos gráficos, textos, áudios, vídeos e hyperlinks (permitem aos utilizadores navegar entre os documentos). 

Transferência de arquivos 

A internet com o uso do protocolo FTP (File Transfer Protocol) permite aos utilizadores transferirem arquivos. 

Grupos de notícias 

Oferece fórum para as pessoas discutirem assuntos de interesse comum. 

Mensagens instantâneas 

Oferece para as pessoas um chat a tempo real. Por exemplo Facebook messenger, MSN messenger, etc,  ... 

Vídeo conferência 

Vídeo conferencia é um método de comunicação por duas formas que são vídeo e áudio com ajuda de tecnologias de informação. 

Evolução da internet 

  • A origem da Internet foi concebida a partir do conceito de Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET). 
  • ARPANET foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. 
  • O objetivo básico da ARPANET era fornecer comunicação entre os vários órgãos do governo. 
  • Inicialmente, havia apenas quatro nós, formalmente chamados de Hosts. 
  • Em 1972, a ARPANET se espalhou pelo mundo com 23 nós localizados em diferentes países e, assim, ficou conhecida como Internet. 
  • Até o momento, com a invenção de novas tecnologias, como protocolos TCP / IP, DNS, WWW, navegadores, linguagens de script etc., a Internet forneceu um meio para publicar e acessar informações pela web. 

Vantagens da internet 

A internet oferece várias vantagens como: 

  • Comunicação com pessoas em lugares remotos; 
  • Dispõe de várias informações uteis; 
  • Oferece entretenimento; 
  • Oferece comercio eletrônico;  
  • Etc... 

Desvantagens da internet 

No meio a tantas vantagens a internet tem desvantagens como: 

  • Propagação de vírus de computadores; 
  • Grande risco de perder informações pessoais como nome, cartão de credito, ... 
  • Correios eletrônicos indesejados que podem ter objetivos maliciosos; 
  • Propagação de notícias falsas; 
  • Etc...