Sistema de Informação (SI) é um conjunto de componentes (humanos, tecnológicos e organizacionais) interligados, que têm como função colecionar ou recuperar, processar, armazenar e distribuir informação, com o objetivo de apoiar na tomada de decisão e controlo das organizações.
Atualmente a competitividade e as rápidas mudanças nas organizações têm apostado na aquisição de SI’s como forma de obter novas ferramentas e formas de trabalho que auxiliem na descoberta de novas formas e dinâmicas de realizar o seu trabalho, criando assim mais competitividade entre as organizações.
Quando se fala de SI’s existe a percepção de que computadores estão envolvidos, mas isso não reflete a realidade, uma vez que um SI é um conjunto de partes inter-relacionadas que tem como função gerar e gerir informação.
Os SI’s geram constantemente um grande volume de informação e é necessário empregar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s), em particular os computadores, que auxiliam os SI na realização de suas funções. Isto mostra que os SI’s e as TIC´s funcionam em conjunto possibilitando o aumento da produtividade, rentabilidade e competitividade.
Tipos de Sistemas de Informação (SI)
Todas as organizações que possuem um SI têm como propósito auxiliar o cumprimento da sua missão. Esse sistema é composto de diversos subsistemas de natureza conceptual idêntica à daquele que integram, mas com características específicas quanto à sua finalidade e justificação, quanto ao tipo das tecnologias utilizadas e quanto ao nível dos processos ou natureza das pessoas que envolvem. A importância da diferenciação dos diversos tipos de SI resulta do facto de eles desempenharem papéis e terem utilidades distintas na organização.
Os principais SI são os seguintes:
- Sistemas de Processamento de Transações
- Sistemas de Apoio á Gestão
- Sistemas de Informação de Apoio á Decisão
- Sistemas de Informação Executivas
- Sistemas de Bases do Conhecimento
- Sistemas de Automação de Escritório
Sistemas de Apoio á Gestão
É um sistema de extrema importância, pois, é aqui onde são elaborados relatórios que constam todas transações, atividades, informações da organização que servem para monitorar o estágio atual da organização, prever o futuro e facilitar na tomada de decisão para várias finalidades.
Sistemas de Processamento de Transações
Tem a função de monitorar as transações, atividades e informações rotineiras necessárias para o funcionamento da organização.
Sistemas de Apoio á Decisão
São sistemas que fazem o uso das informações obtidas nos Sistemas de Processamento de Transações, Sistema de Informação de Gestão e informações externas da organização que auxiliam na análise, resolução de problemas e tomada de decisão para a realização de atividades.
Sistemas de Informação Executivas
São sistemas que combinam e utilizam informações dos Sistemas de Informação de Gestão e Sistemas de Apoio á Decisão, com objetivo de conhecer o estágio de desempenho da organização, atender às necessidades da informação para monitorar as transações da organização para á posterior tomada de decisão e desenho de estratégias para o funcionamento da organização.
Sistemas de Gestão do Conhecimento
São sistemas que têm como base o conhecimento que apoiam às organizações na criação, organização e disseminação do conhecimento e experiências relevantes necessárias para melhorar os seus processos e apoiar na tomada de decisões.
Sistemas de Automação de Escritório
São sistemas que otimizam e automatizam os seus processos, isto é, são sistemas que fazem o uso de TIC´s para colecionar, processar, armazenar e distribuir informação com o objetivo de apoiar na tomada de decisão, controlo das organizações, aumentar a produtividade e ajudar nas atividades realizadas na organização.