Tecnologias móveis na agricultura

Agricultura é a arte e ciência de cultivar o solo, desenvolvimento de culturas e criação de gado em vários níveis de preparação e comercialização do produto final. Ela é praticada com o propósito de produzir comida e outras necessidades humanas como roupa, abrigo, medicina, armas, ferramentas, ornamentação, etc.

A agricultura fornece a maior parte da comida e tecidos do mundo. Algodão, lã e couro são todos produtos agrícolas. A agricultura também fornece madeira para construção e produtos de papel. Esses produtos, assim como os métodos agrícolas usados, podem variar de uma parte do mundo para outra. 

Nos países onde há uso de TIC´s na agricultura verifica-se que as aplicações móveis mais usadas são as que providenciam informações úteis, tal como o caso de Quénia onde os utilizadores da aplicação DrumNet tem visto suas rendas aumentarem. A DrumNet providencia serviços de negociação de preços, contratação e suporte técnico. No brasil a aplicação Digilab Mobile - um aplicativo para produtores rurais capturar imagens de potenciais pragas, doenças e plantas daninhas feitas a partir de seus smartphones, e compará-las às imagens existentes no banco de dados. O objetivo é fornecer respostas ainda mais rápidas para diagnósticos nas propriedades rurais, além de facilitar a tomada de decisão quanto à aplicação dos agroquímicos. 

No contexto moçambicano aplicações como M-Pesa, e-Mola, mKesh, … possibilitam que moradores das zonas urbanas, suburbanas e rurais possam ter serviços financeiros na mão, permitindo depósitos, pagamentos, envio e recepção de dinheiro e outas finalidade úteis no quotidiano dos utilizadores. 

Vantagens das tecnologias móveis na agricultura 

As tecnologias móveis, por serem de pequeno porte possibilitam o seu uso a partir de qualquer lugar permitindo que o utilizador tenha acesso aos serviços que deseja independentemente de onde estiver.  

Existem várias finalidades das TIC´s durante o processo de produção de culturas as quais os agricultores podem tirar vantagem.  Tomando como exemplo as seguintes fases: plano de culturas, compra de sementes, plantio, desenvolvimento, colheita e armazenamento e venda terremos as seguintes vatanens: 

1: Plano das culturas  

  • Encontrar os melhores preços; 
  • Identificar problemas de transporte ou armazenamento; 
  • Informação de clima e doenças. 

2: Compra das sementes  

  • Informação sobre culturas mais lucrativas e variedades de sementes; 

 

3: Plantio 

  • Identificar o melhor momento para plantar. 

4: Desenvolvimento  

  • Uso dos melhores fertilizantes; 
  • Aplicar as melhores técnicas ou boas práticas. 

5: Colheita e armazenamento  

  • Identificar o melhor momento para colher com base na previsão do tempo. 

6: Venda  

  • Comparar os preços dos comerciantes para encontrar os melhores do mercado. 

 

O uso das TIC´s na agricultura pode trazer excelentes resultados como por exemplo: 

  • Eficiência na distribuição e pouca exploração por terceiros com a ligação directa entre fornecedores, produtores e compradores; 
  • Melhor gestão de desastres e riscos; 
  • Maior rendimento na produção.