Vírus de computador

É um programa de software malicioso carregado no computador de um usuário sem o seu conhecimento e realiza ações mal-intencionadas.

Os vírus são um dos maiores problemas dos usuários. Eles são frutos da criação de pequenos programas com objetivo de causar danos à máquina infetada. Eles podem apagar dados, capturar informações e alterar o funcionamento normal do computador. Podem se auto-replicar, ou seja, são capazes de se copiar para outros arquivos e computadores sem consentimento do usuário. 

Existem vários tipos de vírus de computador, a seguir alguns tipos: 

Vírus Ransomware 

Esta variedade de malware sequestra arquivos, criptografa-os e exige dinheiro de sua vítima em troca de uma chave de decriptação (que poderá funcionar ou não, mas que provavelmente não funcionará). 

Vírus de Macro: 

São vírus feitos na linguagem dos macros e funcionam dentro dos programas em que estão interligados. Ou seja, ao abrir um arquivo de Power Point (.ppt) infetado com esse tipo de vírus, por exemplo, o vírus é automaticamente ativado e grava arquivos que substituem partes dos comandos normais do programa. 

Vírus de Boot: 

É o tipo de vírus mais comum. Para infetar uma máquina com ele, basta colocar uma disquete infetado no drive. 

Vírus de Arquivo: 

São os vírus que ficam guardados em arquivos executáveis, que geralmente são de extensão EXE ou COM. Esse tipo de vírus altera o arquivo original e o leva até a memória RAM antes do arquivo original e correto. A partir do momento que ele chega à memória, acaba contaminando todos os outros arquivos executáveis.  

Vírus de Programa: 

Assim como os vírus de arquivos, infetam arquivos executáveis e podem impedir o usuário até de ligar a máquina; 

Cavalo de Troia: 

É um tipo de vírus que permite total acesso remoto à máquina após a infeção. Pode também ter outras funções como roubar dados do usuário e executar instruções de scripts. Entre essas instruções, podem surgir ordens para apagar ficheiros, destruição de aplicativos, etc.  
A partir do momento em que um cavado de troia permite o acesso à uma máquina, ele passa a utilizar portas TCP e acaba alertando ao seu criador que aquele computador está disponível.  

Spyware 

Este tipo de malware é projetado para espionar usuários, salvar suas senhas, informações de cartão de crédito, outros dados pessoais e padrões de comportamento online e enviá-los para a pessoa que o programou. 

Adware 

Este tipo excessivamente irritante de malware inunda as vítimas com anúncios indesejados e abre pontos de segurança vulneráveis para outros malwares invadirem. 

Backdoor: 

É um tipo de falha na segurança, também conhecida como porta dos fundos, que pode actuar em um programa ou sistema operacional e permitir a invasão do sistema por um cracker, que terá acesso de controle total da máquina, podendo instalar outros tipos de vírus e programas maliciosos. 

Worm: 

Os worms (vermes) são considerados o tipo de vírus mais inteligentes. A diferença entre eles e os vírus comuns está na propagação, os worms se propagam rapidamente para outros computadores através do autorreplicação.  

Keyloggers: 

São aplicativos que se encontram em outros tipos de vírus, spywares ou softwares, que têm a finalidade de capturar o que é digitado pelo usuário no teclado. Assim, o objectivo principal se torna capturar senhas.  

Spam: 

Spams são os e-mails não solicitados pelo usuário, que são enviados para um grande número de pessoas e podem vir contaminados. 

Como proteger-se dos vírus? 

A melhor forma de proteger-se dos vírus de computador é instalando um software de antivírus.