Tecnologia USSD

USSD (Serviço suplementar não estruturado de dados) é um protocolo de comunicação usado para enviar mensagens entre telemóveis e aplicações executados na rede.

É um serviço de mensagens que é usado em redes GSM, similar ao SMS, mas este é entre telemóvel e aplicação e é orientado à conexão e as mensagens por parte de utilizador não são armazenadas.

Conceito de GSM

GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) é um sistema de telefonia móvel digital. GSM digitaliza e comprime os dados, em seguida, envia-os para um canal com dois outros fluxos de dados do usuário, cada um em seu próprio horário. Ela opera em 900 MHz ou 1.800 MHz de banda de frequência. A figura 1 mostra a arquitectura de uma rede GSM.

Figura 1: Rede GSM

MS- significado em inglês de Estação Móvel é o terminal utilizado pelo assinante quando carregado com um cartão inteligente conhecido como SimCard ou módulo de identidade do assinante. Sem o cartão inteligente a estação não está ligada a nenhum utilizador e não pode fazer nem receber chamadas.

BSS- significado em inglês de Sistema de Estação Base é o sistema encarregado pela comunicação com as estações móveis em uma determinada área. Constituído por várias Estações Base de Transferência (BTS) ou ERBs, que constituem uma célula e por uma Estação Base de Controlo (BSC), que controla as BTS.

MSC- significado em inglês de Central de Comutação e Controlo é a central responsável pelas funções de comutação e sinalização para as estações móveis localizadas em uma área geográfica designa como a área do MSC.

HLR- significado em inglês de Registo de Assinantes Locais é a base de dados que contém as informações sobre os assinantes de um sistema local.

VLR- significado em inglês de Registo de Assinantes Visitantes é a base de dados que contém a informação sobre os assinantes em visita (roaming) a um sistema celular.

AUC- significado em inglês de Centro de Autenticação é responsável pela autenticação dos assinantes no uso do sistema.

EIR- significado em inglês de Registo de Identidade do Equipamento é a base de dados que armazena os IMEIs (Identificação Internacional do Equipamento Móvel) dos terminais móveis de um sistema GSM.

OMC- significado em inglês de Centro de Operação e Manutenção é a unidade funcional através da qual a operadora controla e monitora o sistema.

Origem e evolução de USSD

Nas redes GSM, por anos foram introduzidos vários serviços suplementares em vários estágios. Mas alguns dos novos serviços introduzidos não são reconhecidos pelas anteriores Estações Móveis (MSs). USSD foi introduzido para suportar anteriores MSs.

A introdução foi realizada em múltiplas fases. O serviço da primeira fase USSD 1.0 (ou Mobile Application Part [MAP] 1) - era somente capaz de passar informações a partir de um aparelho móvel para a aplicação USSD com uma confirmação. Não houve sessão realizada entre o aparelho e aplicação, era como serviço de SMS.

Como as redes GSM evoluíram, a transmissão de dados orientada para pacote foi introduzida. Desde então, USSD passou por várias revisões para se tornar o actual USSD. A fase 2.0. é capaz de estabelecer uma sessão. Isto significa que o aparelho e o aplicativo USSD podem agora ter o equivalente de um diálogo técnico. A segunda fase de USSD foi especificada no GSM 03,90 e suporta ambas as operações móveis iniciadas, bem como iniciada pela rede (puxar e empurrar as operações).

USSD é cada vez mais adoptada para o desenvolvimento interactivo de aplicações como serviços baseados em menu, conversa, roaming com serviço pré-pago, serviço de retorno de chamada, recarga de pré-pago, mobile banking, etc.

Vantagens de USSD

  • Providencia um mecanismo rentável e flexível para serviços interactivos e não interactivos baseados em telemóvel para uma base assinante;
  • Suporta aplicações baseadas em MENU facilitando muitas interacções do utilizador;
  • USSD está disponível na rede local e também em roaming;
  • Com USSD, mensagens podem ser iniciadas durante uma ligação permitindo voz e comunicação de dados em simultâneo; etc.
  • USSD permite uma comunicação mais rápida entre utilizadores e aplicações de rede porque as mensagens são enviadas directamente para o receptor permitindo uma resposta imediata.

Arquitectura de USSD

Figura 2: Arquitectura de USSD

 Operação USSD pode ser iniciada pela rede ou pelo assinante. A Figura 2 mostra a arquitectura de rede USSD. A arquitectura USSD compreende basicamente:

  • A parte de rede que inclui o HLR, VLR, e MSC;
  • Lógica complexa para suportar múltiplas aplicações dentro de uma plataforma USSD única ;
  • Interface SMPP para aplicações activarem serviços;
  • USSD Gateway e todos os servidores de aplicativos USSD específico.

USSD Gateway (USSD Center) é totalmente aberto e pode ser integrado com qualquer sistema dispositivo de telecomunicações e internet. Estes recursos permitem a rápida implantação de novos serviços e incentivar aplicativos de mensagens existentes para alavancar a Tecnologia USSD.

Implementação

Existem dois modos de implementação de USSD:

Push Service Mode: serviço USSD na qual o USSD é que envia a mensagem para a MS;

Pull Service Mode: serviço USSD no qual a MS inicia enviando mensagem USSD para MSC.